Equipe da Vigilância Epidemiológica faz ação
especial para eliminar lixo da dengue em
Rondonópolis
Uma equipe de 15 agentes de endemia começam a fazer o trabalho de conscientização nesta quinta-feira (4) e o mutirão para retirada do lixo acontece no sábado
Manter a cidade limpa e livre do mosquito transmissor da dengue e outras doenças vetoriais. Esta é a proposta do gerente do Departamento de Saúde Coletiva de Rondonópolis, Edgar Prates, que lançou mão de sobras de recursos próprios de 2015 e firmou parceria com a comunidade e outras instituições para eliminar lixo da dengue na região do Jardim Beira Rio e proximidades do Residencial Marechal Rondon. Uma equipe de 15 agentes de endemia começam a fazer o trabalho de conscientização nesta quinta-feira (4) e o mutirão para retirada do lixo acontece no sábado (6).
Edgar Prates conta que foi estimulado pela Associação de Moradores de Jardim Beira Rio que adotou medidas para fazer a limpeza de uma área no bairro. A partir daí, ele promoveu a parceria da Vigilância Ambiental com o Sanear, o Grupamento de Bombeiro Civil e a associação. A orientação repassada aos moradores é que façam o descarte de entulhos na área que foi roçada. Na manhã de sábado acontece a retirada do lixo daquele local. Para isso os organizadores vão contar com caminhão e pá-carregadeira do Sanear e trabalho voluntário dos bombeiros civis.
Marechal Rondon
A primeira ação no sábado vai ser a retirada de pneus descartados indevidamente numa área próxima ao Residencial Marechal Rondon. Edgar Prates conta que recebeu denúncia do descarte feito no fim de semana e escalou uma equipe de agentes de endemia para fazer o tratamento necessário para e eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue no local. Mais uma vez, o gestor buscou a parceria do Sanear para fazer a retirada dos pneus daquela área e dar a destinação correta. O trabalho de retirada do lixo vai começar às 7h30, naquele local.
Números da dengue
Planejada pela secretária de Saúde do Município, Marildes Ferreira, e o gerente Edgar Prates, a ação de limpeza dessas áreas visa livrar a comunidade do risco de contrair as doenças vetoriais transmitidas pelo aedes aegypti, inclusive a dengue que já fez algumas vítimas na cidade, neste ano. O levantamento divulgado na tarde desta quarta (3) revela que do dia 1º de janeiro até agora foram registradas 114 notificações de suspeita da doença. Entre esses foram confirmados 16 casos de dengue.
FONTE : http://www.24horasnews.com.br/noticias/ver/equipe-da-vigilancia-epidemiologica-faz-acao-especial-para-eliminar-lixo-da-dengue-em-rondonopolis.html
0 comentários:
Postar um comentário